Casar de dia ou à noite? Vantagens e desvantagens
Compartilhe
Quando se fala em planejar o casamento, muitos pensam que a primeira escolha a ser feita é o local, mas há uma decisão tão importante quanto o espaço: o horário. Afinal, é mais vantajoso casar de dia ou casar à noite?
Primeiro, temos que pensar no perfil do casal.
Casamentos à noite, em sua maioria, são mais comuns e tradicionais em nosso país e combinam muito com quem busca luxo, glamour e brilho. Enquanto isso, os enlaces a luz do sol são a melhor alternativa para casais que buscam algo mais natural, que curtem paisagem, natureza e que sonham com uma celebração mais leve. Pontuei aqui algumas das vantagens e desvantagens de cada um pra te ajudar nessa escolha:
Casar à noite:
Vantagens:
- Em nosso país tradicionalmente temos festas noturnas. Por isso, a pista tende a ser mais agitada, balada mesmo!
- Os convidados conseguem se organizar melhor. Temos convidados que trabalham durante a semana ou até no sábado. Dessa forma, eles conseguem se organizar melhor para comparecer, principalmente aqueles que vem de mais longe.
- Trajes, maquiagens mais poderosos, glamurosos. Decoração mais elaborada, invista em glamour.
Desvantagens:
- O investimento para esse glamour todo tende a ser maior.
- Atrasos por parte dos próprios convidados podem acontecer e esteja preparada.
- Nem todos vão curtir a festa até o final, pois geralmente o horário estende até a madrugada.
Casar de dia:
Vantagens:
- Geralmente acontecem em locais abertos como sítios e praias. São roupas mais informais, mais descontraídas. Não há aquele “glamour” do traje noturno. O que, na minha opinião, continua sendo elegante.
- Você casa com a luz mais bela e natural que temos, a luz do dia!
- É possível mesclar dia e noite. Se você agendar sua cerimônia para o final da tarde, você pode se casar com o pôr do sol e ainda ter a festa ao longo da noite.
- Dica extra! A decoração para casamentos diurnos é algo mais natural que mescla o boho Chic, rústico e o retrô.
Desvantagens:
- Se o horário do casamento for muito cedo, você e todos os convidados precisam acordar ainda mais cedo para se arrumar.
- Questões climáticas devem ser consideradas... Calor e chuva, principalmente. Tenha um planejamento extra para isso.
- Dependendo do local, você e seus convidados estarão disponíveis para os mosquitos. A dica aqui é repelente é sempre bem vindo!
- Se você optar pelo pôr do sol e não planejar e seguir a risca pode não ter o seu sonho realizado. Por isso, indico que agende o convite do casamento para 2h antes do pôr do sol. Exemplo: o por do sol acontece às 17h15min. Coloque o convite para 15h30min, se deseja apenas ter a cerimônia no pôr do sol. Se você deseja fazer a cerimônia e os primeiros retratos de casados no pôr do sol, agende para às 15h.
Escolher o melhor horário não é uma tarefa fácil, mas ela será o seu norte diante das próximas etapas de organização e facilitará as decisões sobre local, traje e decoração.
Na etapas de preparação para o casamento é fundamental que o casal busque conversar sobre suas prioridades, sonhos e o que valorizam na celebração, além de considerar todas as vantagens e desvantagens listadas acima.
Lembre-se que ao final tudo o que importa é celebrar o amor e união de vocês, ao lado dos amigos e familiares que fazem parte da sua história.
Locações citadas na publicação:
- Parque Eduardo Guinle